Assado de Tofu, Batata Doce e Alecrim

Depois de um ano letivo agitado e preenchido terminado a 31 julho, vieram as merecidas férias. E o verbo que reinou foi o descansar. Por aqui recarregaram-se as baterias para o próximo ano com doses de descanso, diversão, amor, leitura e brincadeira, tudo a que temos direito para recuperarmos a nossa sanidade mental, que no final de um ano letivo se encontra de todas as formas menos sã.

Numa das minhas muitas idas à Bertrand, no mês de julho, rendi-me por completo a um livro de culinária macrobiótica, " O Livro de Cozinha da Marta-Uma forma de Amar" da autora Marta Varatojo, que me prendeu logo a atenção com o seu titulo e com as imagens lindas e deliciosas  das receitas. Mal cheguei a casa, e já consumida pela curiosidade, pois na livraria tinha reparado que o livro tinha uma sintética mas completa explicação no que consistia a cozinha macrobiótica, sentei-me no sofá da sala e ainda com a mala ao ombro, comecei a ler o livro. E digo-vos fiquei fascinada com  o equilíbrio e harmonia da cozinha macrobiótica. E se antes a célebre frase que somos aquilo que comemos fazia sentido, depois de ler com toda atenção e empenho a introdução do livro, devíamos todos gravar na nossa mente a frase e repeti-la sempre que fossemos ingerir algum alimento.

Convido-vos a folhear o livro numa livraria e a ficarem rendidos a esta cozinha cheia de amor, equilíbrio, harmonia, cor e sabor.

Este delicioso assado de batata doce e tofu aromático e sem complicações foi retirado deste livro encantador.




Ingredientes

250gr de Tofu (a receita original coloca Tempeh)
1 batata doce grande ou 3 pequenas
3 cm de gengibre fresco ralado e espremido o sumo
3 dentes de alho ralados
1 colher de sopa de alecrim
Azeite biológico q.b.
Molho Soja  Biológico q.b.
Sal Marinho Marnoto by Necton q.b.






Preparação

1. Colocar uma panela ao lume com água. Descascar as batatas doces e cortá-las em cubos de tamanho médio. Quando a água estiver a ferver juntar a batata e deixar ferver 10min.

2. Num tabuleiro ou numa loiça de ir ao forno, coloque a batata doce, o tofu cortado em cubos e tempere como o molho de soja, azeite,o alho ralado, o alecrim, o sumo do gengibre e por fim uma pitada de sal marinho.

3 Levar a forno pré aquecido a 180ºC, durante cerce de 30min. ou até o tofu e a batata doce ficarem dourados.







2 comments

  1. Parece maravilhoso! Não conheço o livro, mas fico à espera de mais receitas! :-)

    ResponderEliminar
  2. Que receita boa, super leve, bem ao meu jeito. Obrigado pela partilha.
    bj
    sara

    ResponderEliminar