Hambúrgueres de Batata Doce, Beterraba e Cogumelos (vegetariano)

A convite da Merceria Bio em Portimão, elaborei esta receita destes deliciosos e viciantes hambúrgueres de batata doce, beterraba e cogumelos, uma opção vegetariana e elaborada com ingredientes biológicos.

O objetivo deste novo projeto da Mercearia Bio é dar a conhecer blogues de culinária e partilhar as suas receitas com os seus clientes.
A Mercearia Bio tem como missão estabelecer "um elo dinâmico da alimentação Biológica, promovendo a interacção entre todos os agentes, encurtando a distância entre a produção e o consumo, aproximando consumidores e produtores, contribuindo para aumentar a confiança na origem dos produtos Biológicos, através de um circuito transparente."

Dispõe de diversos serviços a par com a Mercearia, tem uma loja online que comodamente através das nossas casas podemos fazer as compras necessárias, têm serviço de cafetaria que nos permite usufruir de um delicioso café biológico acompanhado de uma fatia de bolo ou salgado, ou de um almoço ou lanche. Realizam eventos sobre vários assuntos relacionados com a alimentação e produção biológica e atividades onde estimulam o convívio dos clientes e a partilha de experiências, bem como aproximam o produtor  do consumidor.
No seu site ainda dispõem de um consultório de dietética e nutrição.

Com este projeto que começou a ser construído em 2006, a equipa da Mercearia Bio "acredita que os produtos Biológicos são para todos os que querem uma alimentação mais saudável, preservando o seu corpo e a saúde colectiva, contribuindo para a redução da poluição do meio ambiente."


 Aqui por casa, como já tive oportunidade de partilhar anteriormente no blogue, há cerca de 2 anos que iniciamos uma alteração alimentar, na qual reduzimos os consumo de alimentos de origem animal, e a ingestão de açúcar refinado bem como as gordura prejudiciais à saúde. Optámos pela compra de produtos biológicos, livres de venenos que a curto e médio prazo adoecem o nosso corpo.
É possível ter uma alimentação saudável e simultaneamente deliciosa, esqueçam o mito de que a comida saudável é sem sabor. 
A escolha nutricional dos alimentos é fundamental, devemos escolher alimentos ricos em nutrientes, ou seja com calorias funcionais, pois estas vão ter um papel importante no funcionamento do nosso corpo, enquanto que os alimentos pobres em nutrientes, como as chamadas calorias vazias/ocas, não tem qualquer função benéfica, e ainda prejudicam o correto funcionamento do organismo (ex: açúcar refinado, óleos refinados...)

Estes hambúrgueres foram feitos com ingredientes que irão ter um papel importante no nosso organismo. A batata doce tem um índice glicémico baixo, o que faz com fiquemos saciados mais tempo e ajuda baixar o colesterol. A beterraba tem propriedades antioxidantes, por isso vai reforçar o nosso sistema imunitário e os cogumelos são uma fonte de vitaminas do complexo B e de proteínas. Estes foram só alguns do diversos benefícios que os ingredientes utilizados nesta receita têm.




Para acompanhar os hambúrgueres optámos por uma deliciosa salada de couve roxa, nabo e maçã com molho agridoce. E uns chips de nabo com maionese de abacate. Estes chips de nabo ficam deliciosos, pois são super crocantes e não dão nenhum trabalho a fazer.




Ingredientes para 6 hambúrgueres

2 batatas doce médias (cozidas)
1 beterraba média (cozida)
200 gr de cogumelos frescos
1 cebola pequena às tiras
3 alhos picados
4 pés de coentros (só a parte das folhas)
1 colh. de sobremesa de paprika doce (pode utilizar pimentão doce)
1/2 colher de café de cominhos
1 colh. de chá de coentros em pó
1 colher de chá de alho em pó
1 colh. de sopa de geleia de arroz
flocos de chili q.b (opcional, para quem gosta de um sabor apimentado)
pimenta preta moída q.b.
1 colh, de sopa de sumo de limão
3 colh. de sopa de farelo de aveia
Sal marinho q.b.
1 colher de sopa de óleo de côco (pode substituir por azeite)
Pão ralado integral (opcional)

Para dar mais textura aos hambúrgueres - 1 colher de sopa de linhaça em pó + 1 colher de azeite 
(aprendi este truque no livro Cozinha Vegetariana para Quem Quer Poupar)


Preparação dos Hambúrgueres

1. Coloque na wok ou tacho o óleo de côco com a cebola às tiras e o alho picado, refogue em lume brando durante uns 3 a 4 min. Em seguida acrescente as folhas de coentros, a paprika, os cominhos, os coentros em pó, e a pimenta. Envolva. Deixe refogar mais uns 5 min. para que o sabor das especiarias possa intensificar.

2. Enquanto aguarda pelo refogado, lave os cogumelos e corte-os grosseiramente em pedaços pequenos e reserve. Coloque as batatas cozidas e a beterraba cozida num processador de alimentos, ou pode colocar numa taça e utilizar a varinha mágica, e reduza a puré e reserve também.

3. Após os 5 min. do refogado, acrescente os cogumelos  e deixe-os cozinhar até ficarem tenros e sem água. Durante esse tempo acrescente o sumo de limão, alho em pó, a geleia de arroz e os flocos de chili.

4. Quando os cogumelos já tiverem no ponto, acrescente o puré da batata ebeterraba, o farelo de aveia e o sal. Envolva tudo muito bem até formar uma pasta e deixe em lume brando mais 5 min. para o sabores sobressaírem. Prove e retoque os temperos, caso seja necessário. Acrescente a linhaça e o azeite misturados, envolva bem, para ficar uma pasta mais compacta na altura de formar os hambúrgueres, e desligue o lume.

5. Coloque a mistura no frigorífico para arrefecer, pois deve moldar os hambúrgueres com a mistura à temperatura ambiente, para não colarem nas mãos.

6. Para moldar os hambúrgueres, retire uma porção de pasta e faça uma bola e seguidamente pressione com as duas mãos para fazer o formato de hambúrguer. ( Pode  fazer do tamanho que desejar). Depois envolva-os em pão ralado (se optar por utilizar o pão ralado).

7. Os hambúrgures podem ser fritos ou colocados no forno. Para os fritar, basta utilizar uma colher de chá de óleo de côco numa frigideira anti-aderente, e quando estiver bem quente coloque os hambúrgueres e deixe-os fritar 4 min. de cada lado.

8. No forno unte com um pouco de óleo de côco um pirex e leve a 200ºC durante uns 10min. em função grill. Atenção para não os queimar!!!!


Maionese de Abacate

1 abacate média
1 iogurte de soja sem açúcar ( ou outro, mas sempre sem açúcar)
1/2 alho
1/2 limão pequeno (sumo)
sal marinho q.b.
pimenta q.b.

Coloque tudo no picador, ou utilize a varinha mágica, até formar um creme. Prove e retoque os temperos, caso seja necessário.

Chips Nabo

1 nabo cortado às tiras, como se fossem batatas.


Salada de Couve Roxa, Nabo e Maçã Agridoce

1/2 couve roxa pequena cortada à tiras
1 maçã pequena cortada aos pedaços com casca
1/2 nabo médio cortado às tirinhas
1/2 sumo de limão pequeno
2 colheres de sopa de vinagre de arroz
2 colheres sopa de geleia de arroz
Sal Marinho q.b.

1- Misturar todos os ingredientes da salada, reservar no frio (neste caso como estamos no inverno, pode deixar fora do frio) pelos menos 30 min. antes de consumir para os sabores ligarem. 





3 comments

  1. Uma maravilha!
    Adoro este tipo de hamburgers caseiros, vegetarianos e cheios de coisas boas. Claro que também gosto de outros bem pecaminosos, mas sem exageros como tudo na vida.
    A maionese de abacate e a saladinha acompanham na perfeição com tantas cores!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. que óptimo aspecto. e a batata doce é sem dúvida um dos alimentos mais versáteis de sempre! e saborosos. Vou começar a seguir. Bom trabalho.

    Alho Francês - Blog Verde

    ResponderEliminar
  3. Uma delicia. Bela apresentação.
    Beijinhos!! :)

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar