O blogues foram à horta biológica...e a receita do Empadão de batata doce Vegan!

Os Blogues foram à Horta...
Luísa, eu e Inês

No passado dia 29 de outubro o nosso blogue e a Mercearia Bio realizaram a 1º edição do evento "Os Blogues vão à horta" este evento foi realizado com intuito de alertar e consciencializar cada vez mais as pessoas para a realidade da importância de escolhermos cada vez mais
produtos biológicos, frescos e livres de pacotes e embalagens cheia de nomes difíceis de pronunciar (aditivos e conservantes). Para isso convidamos algumas bloggers para que em conjunto pudéssemos abordar este tema e elaborarmos receitas saborosas com ingredientes biológicos e colhidos no momento. As bloggers convidadas foram: a Luísa do Sardinha fora da Lata, a Inês do My Tiny Green Kitchen, a Joana, do Doçuras ou Travessuras, e a Maria do Limited Edition (mas que infelizmente por motivos pessoais não pode estar presente).
Este evento foi realizado na Quinta das Seis Marias, uma quinta toda ela em modo de produção biológico,que foi parceira neste evento, e que tem a missão de lutar por uma agricultura sustentável e responsável versus agricultura tradicional cheia de pesticidas e prejudicial à saúde pública.

Uma alimentação saudável não pode ser fundamentada exclusivamente no tipo de alimentos ingeridos e na sua forma de confeção, mas deve também ser assente na importância da origem desses alimentos. O tipo de cultivo é um fator decisivo na qualidade nutricional de cada alimento.
O ritmo acelerado iniciado no século XX e enraizado no século XXI, levou a uma massificação e consumo descontrolado dos alimentos considerados “frescos”, que deixaram de ser regidos por épocas e ciclos para estarem disponíveis no mercado o ano inteiro. Este descontrolo, com interesses económicos “macabros”, conduziu o setor da agricultura a um tipo de produção irresponsável e prejudicial para a saúde humana, dos animais e dos solos.
Atualmente existem mais de 400 tipos de pesticidas diferentes, antibióticos, hormonas sintéticas e metais pesados utilizados na agricultura tradicional (não biológica), que no seu cultivo consomem mais energia, mais água e esgotam a fertilidade dos solos. Este tipo de cultivo tem um efeito nefasto na nossa saúde. Os alimentos cultivados neste âmbito chegam às nossas casas desprovidos de valor nutricional (pobres em vitaminas, minerais e nutrientes), com a consequência, mais preocupante, de estarem repletos de componentes químicos que promovem processos inflamatórios no nosso organismo e.g. Parkinson, Alzheimer, autismo, endometriose, alergias, fadiga…
Na apanha dos morangos!
Para podermos ter uma noção da gravidade deste assunto, a Environmental Working Group, uma organização sem fins lucrativos, publicou um relatório referente a 2016, com uma lista dos alimentos com mais pesticidas no seu cultivo. Esta lista intitulada como “The dirty dozen” faz referência aos seguintes alimentos: 
1- Morangos
2- Maçãs
3- Nectarinas
4- Pêssegos
5- Aipo
6- Uvas
7- Cerejas
8- Espinafres
9- Tomate
10- Pimentos vermelhos
11- Tomate Cherry
12- Pepinos


Nunca se questionaram o porquê da proliferação tão rápida de doenças nestes últimos anos? Do porquê de uma pessoa que tinha uma alimentação tão equilibrada ter sido diagnosticada com uma doença grave? De cada vez mais bebés nascerem com problemas físicos e cognitivos? Estas questões não são simples e requerem uma grande reflexão, pois os padrões alimentares que nos “obrigam” a seguir, podem estar gravemente corrompidos. Sabe-se que atualmente a grande maioria das doenças é de origem ambiental (alimentação, stress…), por isso nunca o slogan “transformar os alimentos na nossa farmácia” fez tanto sentido.

Escolher alimentos de origem biológica acaba por ser decisivo para o nosso bem-estar físico e psíquico. A decisão pela escolha de alimentos de origem biológica sai da esfera de um conceito meramente temporal, de uma moda ou de um capricho de “gente rica”, para se tornar uma opção crucial para nossa dieta alimentar.
Luísa


O dia do evento começou como já puderam ver pelas fotos, com uma ida à horta, onde colhemos os ingredientes frescos necessários para utilizarmos nas nossas receitas. 

A animação ainda só estava no começo, pois a folia continuou na cozinha, e quando 4 bloggers de culinária se juntam na cozinha, é certa a boa disposição e animação.
Joana Félix




Esta 1ª edição do evento não foi aberta ao público, mas a Mercearia Bio na semana anterior ao evento lançou um passatempo onde ofereceu 5 convites. Por isso durante o dia do evento tivemos a acompanhar-nos uns convidados muitos curiosos e participativos, que fizeram com que este dia ainda se torná-se melhor.


Por estes motivos e porque é no convívio e na união que novas ideias nascem, este encontro foi um dia de troca de aprendizagens e de partilha. Onde se juntaram pessoas com os mesmo ideais e sonhos que em conjunto fizeram com este dia fosse memorável.


E agora, passamos a uma das receitas que fiz neste dia maravilhoso, um empadão de batata doce com tofu e espinafres com molho cremoso de abóbora Hokaido.
Esta é uma óptima receita para fazer ao fim de semana para podermos usufruir durante a semana, quando não temos muito tempo para a cozinha. Pode ser congelado ou se for para comer nos dias a seguir no frigorífico.


Ingredientes

Base Tofu
500gr de tofu de algas e cenoura bio Biodharma (antiga marca elichristi)
1 cebola grande às tiras (ou picada se preferir)
3 alho picados
2 alho francês
3 colheres de sopa de molho tamari ou shoyu bio
sumo de 1/2 limão pequeno
1/2 copo de vinho branco
Azeite q.b.
Pimenta preta q.b.
Espinafres frescos q.b.

Puré Batata doce

8 batatas doces médias
1 copo de leite vegetal
Noz moscada q.b.
Pimenta preta q.b.
Sal marinho q.b.

Molho cremoso 

1/2 abóbora hokaido média
200ml de creme de aveia Oatly
Noz moscada q.b.
Pimenta preta q.b
Sal Marinho q.b.


Preparação

1. Desfaça o tofu com as mãos de forma a que fique esfarelado e tempere com 2 colheres de molho tamari, misture bem e reserve.

2. Depois lave 2 a 3 mancheias de espinafres frescos e reserve também.

3. Lave bem a metade da abóbora Hokaido, não precisa de tirar a casca, esta abóbora pode ser comida com casca depois de cozinhada (facilita logo a preparação) e parta às tiras e coloque no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal e leve a forno pré aquecido a 200ºC, durante uns 30 minutos ou até abóbora estar mole.

4. Enquanto espera que abóbora coza, prepare o puré. Descasque as batatas doces e corte-as em pedaços e leve a cozer num tacho. Depois de cozidas as batatas, transforme-as em puré e leve novamente a lume brando com o leite vegetal, a pimenta, a noz moscada e o sal. Envolva tudo muito bem, caso seja necessário acrescente mais leite vegetal. O objetivo é ficar um puré cremoso. Quando assim ficar, desligue o lume e reserve o puré.

5. Caso, a abóbora já esteja cozida, coloque numa taça e com a varinha mágica triture tudo muito bem de forma a ficar um creme. Depois com uma colher misture o creme de aveia e tempere com a noz moscada, pimenta e sal.

6. Por fim, leve a cebola às tiras e o alho a refogar no azeite durante uns 5 minutos, depois acrescente o alho francês às rodelas e deixe refogar mais ou menos uns 3 minutos em lume brando. Em seguida acrescente o tofu esfarelado que tinha reservado, a pimenta, a colher de molho shoyu, o sumo de limão e o vinho, e envolva tudo muito bem. Deixe cozinhar durante uns 10 a 15 minutos, durante esse tempo vá mexendo, para envolver bem os sabores.

7. Depois monte o empadão, primeiro coloque o tofu, os espinafres frescos, a seguir o puré de batata e por fim o molho cremoso de abóbora. Leve a forno pré aquecido a 180ºC durante uns 15 minutos.



4 comments

  1. Deve ter sido um dia fantástico! estavam todas com um um ar super feliz :)
    As maçãs estão em segundo lugar nessa lista??!! não fazia idéia, é assustador!
    Realmente é imperativo optar pelos produtos biológicos, por todas as razões.
    beijinhos sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,

      É assustador o nível tóxico a que chegamos nos supostos alimentos saudáveis, acaba por ser quase impossível fazer frente, visto que atualmente os alimentos biológicos ainda são dispendiosos e nem todas as famílias conseguem ter acesso. Resta-nos continuar a lutar e a informar quem nos rodeia da triste realidade da agricultura tradicional, e esperar que com a procura mais elevada neste últimos 2 anos de produtos biológicos faça com que os preços comecem a baixar.
      Quanto ao dia, foi dia maravilhoso. Vamos fazer uma segunda edição para Março, se tiveres interesse seria um prazer ter-te connosco :)

      Beijinhos e Bom Natal ;)

      Eliminar
  2. Que bom aspecto, Joaninha!
    Devia estar optimo!!!

    Tudo de bom! As tuas receitas são inspiradoras! Votos de muito sucesso :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh querida Rita,

      Tu és um doce de pessoa, sempre com palavras meigas :) Obrigada pelos teus votos e desejo que tu também tenhas muito sucesso, pois fazes receitas fantásticas!!! Aliás até acho que estás demasiado no anonimato :)

      Beijinhos grandes e Bom Natal!!!

      Eliminar