Papas de Aveia com Baunilha e Gengibre

Para quem me segue no instagram, já devem ter reparado que publico com regularidade fotos dos meus pequenos almoços. Considero o pequeno almoço uma refeição fulcral para que o dia se inicia da melhor forma e corra ainda melhor. Tirar 15 minutos matinais para deleitar-me com o meu pequeno almoço é um prazer que não dispenso. 

Sabiam que ter o hábito de tomar o pequeno almoço ajuda a regular o apetite e consequentemente o peso? Pois promove a saciedade ao longo do dia,  existindo uma compensação hormonal face a quem salta esta refeição.

Além de ajudar no controlo de peso, tomar o pequeno almoço promove o desempenho profissional e escolar, ou seja quem tem esta prática obtém melhores resultados a nível do seu desempenho cognitivo face a quem não tem esse hábito.

Para podermos usufruir de um pequeno-almoço equilibrado e completo devemos assegurar que a sua composição tem:

  • Hidratos de Carbono e Fibras: cereais integrais, flocos de aveia, frutos secos, etc...
  • Proteína: bebidas vegetais (soja, espelta. arroz..), lacticinios, sementes, fiambre peru|frango, etc..
  • Vitaminas e Minerais: fruta, legumes (sumos), frutos secos, etc..


Adquirir o hábito de tomar pequeno almoço é algo fundamental para o correto funcionamento do nosso organismo. Existem tantas coisas que saem do nosso controlo em relação à nossa saúde, por isso, no que depender de nós façamos escolhas acertadas e que contribuam para a nossa felicidade. 

Tive o prazer de ler no Livro Manhãs com Segredos, da Samanta McMurray, um livro divino de pequeno almoços, que "...acordar 10 minutos mais cedo para tomar um pequeno-almoço completo e equilibrado não singifica perder, mas sim ganhar tempo e saúde."





Ingredientes

Papas de Aveia

1\2 chávena de flocos aveia intregais bio
1 chávena leite de arroz e soja sem açúcar bio
1 colher de chá de baunila em pó
1\2 colher de café de gengibre em pó bio

Toppings

1 nectarina
sementes de abóbora q.b.
Uns fios de geleia de arroz bio


Preparação

1. Colocar todos os ingredientes da papa de aveia num tachinho. e levar a lume médio. Envolver todos os ingredientes, e ir mexendo até ficar uma papa cremosa, onde os ingredientes ficam harmoniosamente fundidos (não deixar ficar demasiado seca ou densa, pois a aveia depois de arrefecer tende a engrossar.).

2. Depois verter para uma taça, juntar os toppings e degustar ainda morno.



0 comments