Bacalhau fresco com molho de Maracujá

Aqui por casa também comemos peixe, apesar das refeições mais frequentes serem de origem vegetal.
No início do mês recebi um email para experimentar um novo produto da Iglo, tranche de bacalhau fresco, fiquei curiosa e simultaneamente reticente, por norma não gosto de experimentar coisas só por causa da publicidade, mas como é algo que mesmo que não tivesse recebido o email era capaz de comprar para experimentar, aceitei o desafio. Após experimentar, apreciei bastante a textura e qualidade do bacalhau. Uma tranche de bacalhau fresco Iglo dá perfeitamente para 4 pessoas e é  muito versátil para qualquer prato de bacalhau, com a excelente vantagem de não termos que perder tempo a demolhar para retirar o excesso de sal, como no caso do bacalhau seco.
Sem dúvida que o bacalhau pode ser feito de 1001 maneiras, e esta é só mais uma, mas uma muito especial, pois não tem maldade nos ingredientes e tem um sabor que posso adjetivar como tropical, pois o molho contém a fruta do amor, o maracujá (passionfruit). Outra característica desta receita é que é super fácil e rápida de se fazer. Ora vejam:



Ingredientes:

2 postas da tranche de bacalhau fresco Iglo
1 cebola grande à rodelas
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
4 maracujás 
Flor de sal Marnoto br Necton q.b.
Pimenta preta q.b.
Cebolinho q.b. (opcional)


Preparação:

1. Colocar numa frigideira anti-aderente (com tampa) o azeite e a cebola. Deixar refogar um pouco (5min.) em lume médio. Depois adicionar a polpa de 1 maracujá e o gengibre e envolva bem e deixe mais 2 min. em lume forte para caramelizar um pouco.

2. Volte a baixar o lume para médio, e coloque as duas postas de bacalhau e tempere com sal e pimenta. Tape a frigideira e deixe cozinhar uns 20min. A meio do tempo vire as postas.

3. Quando o bacalhau estiver cozinhado, desligue o lume. Retire somente as postas e reserve-as num prato. O azeite e cebolas coloque no copo da varinha mágica e adicione a polpa dos restantes maracujás e triture até ficar um molho grosso, prove e caso seja necessário retoque o sal e a pimenta.

4. Sirva as postas com o molho por cima e salpique com cebolinho. Pode acompanhar com batata doce assada, fica divinal!



#Igloportugal #bacalhaufresco #CesarCastro

3 comments

  1. a textura do bacalhau fresco realmente é extraordinária!! mas nada bate a goma e as lascas do "nosso"! boa ideia o maracujá, fica bem em tudo!! resta me experimentar em sopas ahhah

    Alho Francês - Blog Verde

    ResponderEliminar
  2. Ficou uma delicia...
    Beijinho

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  3. Hiperfãs de BACALHAU & Sabores tropicais aqui por casa, querida Joana...
    A experimentar tbm mt em breve!
    beijinho...

    ResponderEliminar