Bolo Chiffon de Côco com calda de leite de côco

Olá a todos, este bolinho era suposto ter sido lançado no domingo passado como tinha referido no facebook, mas por motivos alheios, motivos informáticos, o meu portátil deu-lhe uma travadinha, e tinha toda a informação que necessitava e fotos lá, mas agora que já está mais ou menos normal, voltou a funcionar e consigo finanlmente publicar a receita do bolo. Até vem a calhar uma receita de um bolinho assim, pois o dia por aqui está cinzento e chuvoso, o que promove a que fiquemos em casa. Já me estava a habituar aos dias com céu azul e com sol, fazem-me tanta falta, e não foram suficientes para repor as baterias em falta LOL!
 Bem mas passando ao que interessa, que é bem mais docinho e atrativo, este bolo foi feito para levar para casa de uma grande amiga que foi mamã à cerca de 3 semanas (de uma autêntica bonequinha, é tão linda!), e gosta muito de bolos de côco, por isso resolvi dar-lhe este miminho! Esta nossa amizade já dura há 11 anos, e é tão bom termos ao nosso lado, uma amiga que nos conhece tão bem que sabe o que estamos a pensar mesmo quando não o verbalizamos, que sabe quando precisamos de uma palavra de incentivo e que está sempre ao nosso lado em todas as circunstâncias! Como é bom vermos os nossos amigos felizes, e esta bebé faz a mamã e o papá tão felizes, que é impossível ficar indiferente! A bebé chama-se Carolina e é uma paz, só chora quando tem fominhas, porque de resto é tão calma e serena que  só apetece ficar horas a contemplá-la. Parece um anjinho e é tão perfeitinha, que parece que foi desenhada :) Enfim, sou uma "tia" super babada!


Ingredientes
(receita ligeiramente adaptada daqui)

Bolo
300gr de farinha com fermento
1 colher de sobremesa de fermento
250 gr de açúcar
100gr de côco ralado
6 ovos
180ml de leite de côco
120 ml de óleo de amendoim
2 colheres de chá de extrato baunilha
1 pitada de sal marinho by Necton

Calda de leite de côco

150 ml de leite de côco
Açúcar em pó Sidul q.b.
Côco ralado q.b.




Preparação:

1. Pré aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma com manteiga e farinha.

2. Misturar a farinha, o fermento, metade do açúcar e o côco ralado numa tigela. Depois separar os ovos, e bater as claras em castelo com uma pitada de sal marinho Marnoto by Necton, após já está a ficar com alguma consistência acrescentar aos poucos a outra metade de açúcar e reservar.

3. Misturar com a batedeira as gemas, com o leite de côco, o óleo e a baunilha.

4. Depois fazer um buraco na tigela dos ingredientes secos, e acrescentar a mistura do leite de côco e misturar tudo muito bem com uma vara de arames.

5. Em seguida acrescentar as claras com uma espátula, e ir envolvendo lentamente, para não quebrar a massa. Depois de envolvidos todos os ingredientes, verter para a forma e levar ao forno durante 45 a 50 min. ou até colocar um palito e sair limpo. (se necessário a meio colocar folha de alumino para o bolo não ficar demasiado torrado no topo).

6. Para o glacê basta misturar o açúcar em pó com o leite de côco e colocar o açúcar desejado, vá provando até estar como gosta.

7. Depois do bolo arrefecido e desenformado, pique-o um pouco com um palito e verta a calda por cima e para finalizar coloco mais um pouco de côco ralado.


PS: Não foi possivel tirar foto do interior pois o bolo foi para levar para casa da minha amiga como referi, mas posso-vos garantir que estava super fofo e bem saboroso.

11 comments

  1. Olá Joana, que saudades!
    Sim, um bolinho simples mas cheio de carinho, é o que precisamos nestes dias.
    Adoro bolos de coco, este deve ser bem fofo.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana!
    É bem verdade, a Primavera bem quis trazer o sol de volta, mas mal deu para fazer a fotossintese e carregar baterias. Os dias continuam frios e então, nada como um delicioso bolo acabadinho de sair do forno e um dia de preguiça para compensar esses dias cinzentos.
    E este Chiffon de Coco deve ser um desses bolos, daqueles que apetece repetir a fatia e saborear até à última migalha. Ficou lindo. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. coco humm o teu bolo esta mt bonito gostei mt bjs bfs

    ResponderEliminar
  4. Oh um bolo chiffon que eu tanto adoro, tenho que confessar que é do tipo de bolos que mais gosto, pela leveza do interior.
    Ficou lindo e de coco sei que ia gostar.
    Parabéns à amiga e muitas felicidades para a Carolina.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Bom dia! Ficou lindo! Adoro Levo duas fatias comigo. ;)

    Bom Domingo.

    Beijinhos,

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  6. Belo bolo...guarda uma fatia para mim...beijinhos

    ResponderEliminar
  7. O raio da primavera nunca mais se lembra, a chuva já cansa mesmo
    Está maravilhoso esse bolinho, espectacular :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    Que delicia, adorei.
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  9. Adoro côco e este bolo, com este aspecto e ingredientes, só pode ser magnífico e aposto que a tua amiga amou de paixão!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar