Pato com rúcula e nozes com molho branco fresco de ervas aromáticas
Os dias aqui pelo Algarve têm estado abrasadores, muito calor e consequentemente super abafado. Eu gosto de sol, mas as temperaturas muito elevadas deixam-me muito molenga e um pouco indisposta, por isso por prefiro as temperaturas mais amenas.
Com este clima já começa a apetecer refeições menos condimentadas e mais fresca, por isso resolvi acompanhar o pato de uma forma diferente. Mas se não gostarem de pato, ou não tiverem em casa, sempre podem utilizar frango.
Neste prato temos ingredientes que são bastante benéficos para a saúde, como por exemplo a rúcula que é rica em vitaminas do complexo B e nas K, A e E. As vitaminas A e E tem excelentes propriedades antioxidantes. Também é rica em ferro e ácido fólico (excelente para quem está grávida) e diindolilmetano, um fitonutriente com propriedades antivirais.
Ingredientes:
1/2 pato caseiro
1 cebola
4 dentes de alho
rúcula q.b.
rabanetes q.b.
nozes. q.b.
tomate cherry q.b.
maçã a gosto
sal marinho Marnoto by Necton
Para o molho fresco de ervas aromáticas
(receita retirada do Livro Nutribalance)
1/2 pepino pequeno
1 iogurte grego natural
1 colher de sopa de cebolinho fresco
1 colher de sopa de coentros frescos
1 colher de sopa de oregãos (utilizei seco)
1 dente de alho ( eu coloquei dois porque eram pequenos)
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de azeite biológico
1 iogurte natural magro
flor de sal by necton
pimenta moída na altura
Preparação:
1. Primeiro cozemos o pato na panela de pressão. Colocamos o pato na panela com água, cebola, os alhos o sal. Assim que começar a fazer o barulho tipico da panela de pressão baixar o lume para médio e deixar 40 a 45 min. (como é caseiro para ficar tenro tem que estar este tempo todo).
2. Depois de cozinhado o pato deixar arrefecer, desfiar e reservar.
3. Colocar numa travessa ou prato a rúcula, em seguida o pato desfiado e distribuir os restantes ingredientes como achar mais conveniente.
4. Para o molho, retirar do pepino as sementes do meio e cortar aos bocadinhos e reservar. Em seguida colocar asas ervas aromáticas com os alhos numa picadora. Depois adicionar ao iogurte.
5. Depois das ervas aromáticas envolvidas no iogurte acrescentar o pepino, o azeite, o vinagre, a flor de sal e a pimenta envolver tudo, se necessário retocar temperos.
Este molho fica divinal misturado com o pato e os restantes ingredientes, é uma refeição muito aromática e fresca. Este molho é muito versátil, e pode ser utilizado em vários tipos de saladas.
6 comments
Uma salada absolutamente magnífica, com pato que adoro e com vegetais fabulosos e esse molho que só pode ser divino!!
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim de semana,
Lia.
Adorei esta sugestão! está fantástica a salada e esse molho deve ser uma delicia!
ResponderEliminarbjs e bfs
Adorei a apresentação :)
ResponderEliminarOlá, bom dia!
ResponderEliminarDe facto com estes dias mais quentes as saladas e refeições mais frescas ganham terreno. Esta parece uma sugestão deliciosa e cheia de coisas boas!
Bjs e bom domingo!
Olá,
ResponderEliminarGostei muito da sugestão, e da apresentação. Parabéns.
Beijinhos
Paula
Que belíssima apresentação!!! Gostei :)
ResponderEliminarbeijinhos