Massa com Tofu, Cogumelos e Miso

Já queria ter partilhado esta receitas que descobri num blogue fantástico e delicioso à pelo menos uma semana atrás, mas devido ao facto de ter ficado super engripada, acabei por não conseguir na altura e só agora publico. 
Os dias têm estado muito frios, por isso pratinhos destes apaladados reconfortam-nos o estômago e o ânimo, e esta massa fica deliciosamente e viciante. A única coisa que mudava nesta receita, talvez fosse o tofu, pois aqui por casa a opinião foi unânime de que o tofu assado no forno, assim desta maneira, fica com uma textura um pouco diferente. Por isso da próxima vez que fizemos esta massa, vamos optar por não colocar o tofu. O molho, a massa e os cogumelos ficam estrondosamente gulosos por si só.
Experimentem vão ficar rendidos!




Ingredientes
(receita adaptada Nadia's Healthy Kitchen)

Tempero Tofu
400gr de tofu bio
2 colh. chá de miso cevada bio
1 colh.de chá de molho tamari bio
1 colh. chá de vinagre de arroz
1 colh. de chá de água

Molho cogumelos
300gr de cogumelos laminados
3 cm de gengibre ralado
2 dentes de alhos
1 cebola média bio picada
2 colh. chá de miso de cevada bio
3 colh.sopa de molho tamari bio
2 colh. sopa de óleo de sésamo prensado a frio (se utilizarem tostado, deverão colocar uma quantidade inferior,pois o sabor é mais intenso)
1 colh. de sopa de vinagre de arroz
2 colh. sopa de sopa de geleia de arroz
azeite q.b.

Extras
200 gr massa penne integral cozida q.b. (quantidade pode ser alterada mediante o vosso gosto)
coentros picados q.b.
sementes de sésamo q.b.


Preparação

1. Misturar numa tigela os ingredientes de tempero do tofu, excepto o tofu. Cortar o tofu em cubos e depois misturar bem no molho.

2. Colocar os cubos do tofu no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal e levar a forno pré-aquecido a 180ºC, durante 30 min. a meio virar os cubos do tofu para tostarem no lado oposto ao que estavam.

3. Refogar no azeite a cebola durante uns 5 min, e depois acrescentar o alho picado e o gengibre ralado. Deixar a refogar mais uns 3min. e em seguida acrescentar os cogumelos e deixar cozinhar até ficarem tenros..

4. Num recipiente à parte misturar o miso, o molho tamari, o vinagre de arroz, o óleo de sésamo e a geleia de arroz. Misturar bem os ingredientes. Verter para a mistura dos cogumelos quando estes já estiverem cozinhados e com a água evaporada.

5. Envolver bem o molho nos cogumelos e deixar cozinhar mais 5 min. para os sabores intensificarem. Por fim acrescente a massa cozida no molho dos cogumelos e os cubos de tofu, envolva tudo muito bem ainda com a a wok ao lume. 

6. Colocar no recipiente que irá servir e colocar os coentros picados e sementes de sésamo. Se quiser poderá colocar uns fios de geleia de arroz para ficar mais apelativo à vista.






4 comments

  1. Que aspeto tao bom, uma sugestão bem reconfortante e bem ao meu gosto. Beijos

    ResponderEliminar
  2. Nunca provei tofu mas a sua refeição tem muito bom aspecto.
    Bjinhos!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  3. Têm muito bom aspecto Joana! Eu cada vez gosto mais de experimentar comidas que antes nem sonhava que existiam...uma excelente sugestão! :)

    Sou "fãzérrima" de cogumelos, esta receita ficou-me agora debaixo de olho! :D

    ResponderEliminar