Receitas Showcooking Festival de Chocolate de Óbidos



Só agora me foi possível elaborar a publicação da minha ida ao Festival do Chocolate em Óbidos, mas aqui está a publicação com as receitas feitas no showcooking que realizei.

Nunca tinha ido ao Festival do Chocolate em Óbidos, por isso além da excelente oportunidade para fazer o showcooking, pude conhecer o Festival que já oiço falar há anos. O festival é realizado dentro castelo de Óbidos o que lhe confere um envolvência bastante pitoresca e atrativa. Recomendo a quem não conhece o festival a fazer uma visita no próximo ano.



Este ano o festival decorreu de 31 de março a 25 de abril, e o o meu showcooking foi no dia 24 de abril, num domingo, com condições meteorológicas fantásticas, contrariamente aos dias anteriores. A temática deste showcooking teve como ingrediente Rei o cacau, ou não fosse um Festival de Chocolate, mas com o objetivo de elaborar receitas saudáveis e funcionais, sem que ficássemos com culpa e ainda tivessem benefícios ao nosso corpo.




Como não sou de rejeitar desafios, aceitei o convite feito pela organização do Festival, que desde já agradeço e refiro que foram fantásticos e super profissionais em todo o processo de organização da minha ida a Óbidos, bem como a forma acolhedora e descontraída como me receberam no dia. Obrigado pela deliciosa e memorável oportunidade!

Também quero agradecer a todas as pessoas que estiveram assistir ao showcooking e a forma atenta e interessada com que me ouviam, pois esteve um dia muito quente e com o calor que se fazia sentir, acredito que estar no exterior a passear fosse bastante apetecível, mas mesmo assim tive um grupo coeso que se manteve desde o inicio ao fim, sem desistir ;)

Não poderia deixar de agradecer à Iswari SuperFoods Portugal pelo seu apoio neste showcooking  com o patrocínio dos ingredientes chave para elaboração das receitas. Aproveito para relembrar que através da loja online da Iswari poderão usufruir de 10% de desconto se utilizarem o código "entretachos".

Deixo-vos algumas fotos e as tão pedidas receitas :)!!




Brownie de Cacau com Banana Assada
(versão 6 a 8 quadrados)

Base
4 a 5 bananas maduras (consoante o tamanho)
1 colher de açúcar de côco bem cheia
1 colher de sopa de geleia de arroz

Massa
1/2 chávena de farinha de amêndoa
1/2 chávena de farinha de arroz integral
1 colher de sopa de amido de milho
1/2 chávena de açúcar de côco Iswari (se for guloso coloque um pouco mais)
1/2 chávena de cacau cru em pó Iswari
1 colher de café de fermento
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 banana grande esmagada
1/2 chávena de leite vegetal (utilizei leite de amêndoa, caso a massa não fique cremosa o suficiente junto um pouco mais de leite)
1 colher de café de baunilha em pó
2 colher de sopa de óleo de côco frio




Preparação

1. Untar um pirex ou uma forma quadrada pequena com óleo de côco, dispor/forrar com as bananas cortadas em fatias, e peneirar por cima das bananas o açúcar e a geleia, levar a forno aquecido a 200ºC na função grill. Ficam prontas quanto começarem a borbulhar e com um tom caramelizado. Enquanto aguarda as bananas ficarem prontas adiante a massa dos brownies.

2. Colocar numa taça as farinhas, o amido, o açúcar, o cacau, o fermento e o bicarbonato e mexa para envolver.

3. Depois coloque na mesma taça o leite, a banana esmagada e a baunilha. Mexa muito bem para envolver todos os ingredientes secos e húmidos.

4. Por fim adicione o óleo previamente derretido e envolva na massa. Verta a massa na forma onde estão as bananas assadas/caramelizadas.

5. Leve ao forno a 180ºC durante 15 a 20min.













Mousse de Cacau com Batata doce e Amêndoas Caramelizadas
(4 pessoas)

Mousse
2 batatas doces laranja grandes assadas
2 colheres de sopa de cacau em pó cru Iswari
100ml de leite vegetal (utilizei leite de amêndoa, caso queira a mousse com uma consistência menos densa adicione um pouco mais)
1 colher de café de baunilha em pó
1 colher de sobremesa de óleo de côco frio (deverá derretê-lo)
1/2 chávena de açúcar (se for guloso coloque um pouco mais)

Amêndoas Caramelizadas

100 gr de amêndoas torradas
1 colher de açúcar de côco
1 colher de sopa de geleia de arroz
1 colher de chá de côco frio (vai ser utilizado frio, não precisa de derreter)




Preparação

1. Tiras a pele às batatas doces e com a varinha mágica ou num processador de alimentos, reduzi-las a puré.

2. Colocar o puré doce numa taça e adicionar os restante ingredientes, misturar muito bem e colocar no frio. O ideal é estar pelo menos umas duas horas no frio antes de servir, por norma costumo fazer de um dia para o outro.

3. Para as amêndoas, deve colocá-las num pirex juntamente com os restantes ingredientes e com as mãos misturar muito bem. Levar a forno pré aquecido na função grill a 180ºC durante mais ou menos 15 min (quando começa a criar um caramelo e a borbulhar), depois deve vertê-las para um a folha de papel vegetal e deixar que arrefeçam.

4. Depois de estarem frias coloque-as numa picadora e triture um pouco, mas de forma que fiquem pedaços generosos de amêndoas.



A foto final da praxe, com o anfitrião e ajudante fantástico, o Sr. Pano de Chocolate :)


5 comments

  1. Opa que dia espectacular!!!
    Mas não tenho sorte nenhum :P em 3 sorteios ou 4 que houve nunca me saiu a mim a oportunidade de te ir ver ... Deixa lá, pode ser que este ano nos encontremos pela tua terrinha :D
    Beijinho e Adorei a tua partilha!
    Boa Semana 🌷

    ResponderEliminar
  2. Parece ter sido maravilhoso :)
    O tempo ajudou, que lindo dia de sol!
    Adorei o brownie e a mousse! Perfeitos e bem gulosos :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha! Gostei imenso de te ver nas fotos e as receitas estão bem gulosas. Nem parecem saudáveis, rsrs ( brincadeira). Estão com ótimo aspeto!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo desfio. O brownie está bem delicioso.
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Já fiquei com fome só de ver esta imagens!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar