Manteiga/Pasta de Amêndoa, Amendoim e Pepitas de Cacau Cru

Esta ausência no último mês foi inevitável, o trabalho foi mais que muito. Final de ano letivo é dose, acumulando com a coordenação do ATL em período de programa de férias, já podem imaginar a quantidade e ritmo de trabalho alucinante.

Mas lamúrias à parte, hoje trago-vos uma manteiga ou pasta como queira chamar de amêndoa, amendoim e pepitas de cacau cru deliciosa. Fica fantástica misturada com cereais, iogurte, frutas, e barrada em pão ou tostas, é uma excelente aliada dos pequenos almoços e principalmente do bom funcionamento do organismo, pois o amendoim e a amêndoa têm imensos benefícios para a saúde.


Ajudam no bom funcionamento do sistema cardiovascular, na redução do colesterol, na prevenção e combate dos diabetes, ajudam o correto funcionamento do sistema nervoso, entre outros benefícios.

O amendoim e a amêndoa são também uma fonte elevada de proteína vegetal:

100gr de Amendoim =  25,4 g proteína
100gr de Amêndoa = 21,6 g proteína

Devido a esse facto a manteiga de amendoim/amêndoa é uma excelente aliada para os desportistas, pois também é uma excelente fonte de energia, ajuda a desenvolver e reparar a massa muscular e promove a saciedade.



Ingredientes

200 gr de amêndoa com pele
50gr de amendoim sem sal
2 colheres de sopa de óleo de côco
2 colheres de sopa de geleia de arroz
Pepitas de cacau cru bio q.b. da Iswari SuperFoods Portugal


Preparação

1. Colocar no liquidificador ou processador de alimentos (tem de ter uma boa potência, pois ainda terá que funcionar uns 10 min. sem parar!!) as amêndoas e os amendoins. Triturar durante uns 5 min. e depois adicionar o óleo e a geleia. Seguidamente continuar a triturar até formar uma pasta.

2. No fim remover para um recipiente e misturar as pepitas de cacau cru a gosto. Colocar num frasco e guardar no frigorífico.



5 comments

  1. Uma deliciosa maravilha :)

    Bj
    http://nacozinhacomafilipa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Óptimo aspecto :)
    Gosto imenso de amêndoa e de amendoim! Essa manteiga deve ser deliciosa.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Deve ser deliciosa esta manteiga,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Essa manteiga é maravilhosa!! Já sabes, naquele banquinho a saborear um pedaço dela era tudo o que eu queria :) um beijinho.

    ResponderEliminar