Pão Recheado

Bom dia Alegria, hoje voltámos a ter um céu limpo e sol, mas com algum vento, consta-se que este ano o Verão será um pouco assim, inconstante, esperemos que estejam enganados, pois adoro os dias de praia, os piqueniques, ir acampar, fazer longas caminhadas, e o tempo é o factor chave para este projectos.
Enfim, vamos então agora passar à receita de hoje, um belo pãozinho recheado que é difícil de para de comer. Fica tão bom barrado numa tostinha ou fatia de pão.



Ingredientes:
(receita adaptada da revista Sabe Bem, Faz Bem!)

1 pão grande com cabeça (pois é essa cabeça que se corta para fazer um "pão taça")
1 chouriço
1 farinheira
200gr de cogumelos frescos laminados
1 pacote de natas 
200 ml de leite
1 cebola
2 alhos
oregãos q.b.
tomilho q.b.
quejo ralado q.b.
Azeite e sal q.b.

Preparação:

1. Pré aquecer o forno a 180ºC. Cortar a parte superior do pão (cabeça) e retirar todo o miolo do seu interior. Reservar o miolo.

2. Refogar em lume brando com um fio de azeite a cebola e os alhos aos pedacinhos (5min). Depois adicionar os cogumelos laminados e o chouriço às rodelas e envolva tudo bem. Deixar refogar até os cogumelos estarem macios.

3. Acrescentar a farinheira sem pele ao pedaços, o leite e as natas, temperar com sal e oregãos e envolver tudo bem e deixar cozinhar em lume brando até o molho ter uma consistência espessa. Por fim acrescentar o tomilho e se achar necessário retocar o sal.

4. Rechear bem o pão e polvilhar no fim com oregãos e uma dose generosa de queijo ralado. Levar aos forno durante 15 min. Pode aproveitar o miolo e colocá-lo no forno também a torrar e depois servir num cestinho juntamente com o pão recheado, para poderem barrar o recheio no miolo tostado.

Nota: O pão deve ser servido ainda quente.




39 comments

  1. Este pão taça ficou super apetitoso!
    tenho de experimentar já :))

    ResponderEliminar
  2. Ola querida,
    adoro o Pao Alentejano Recheado de Paté...
    Bjinho

    Katia
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que pão delicioso! Só de olhar até ficamos a salivar! É uma ótima sugestão para fazer e partilhar com os amigos ou familiar

    ResponderEliminar
  4. Bem...que bom aspecto têm este pão recheado! Acabei de almoçar, mas ainda cabia na barriga uns pedaços de pão barrados com esta maravilha! :D

    Adorei!*

    ResponderEliminar
  5. Que lindo e apetitoso, já anotei para fazer, é uma ótima dica, fazer para receber os amigos.
    Tenha uma semana maravilhosa, aqui,m graças a deus começou as chuvas, e feliz tempo bom, com muitos piquenique.

    ResponderEliminar
  6. Esse pão esta mesmo tentador...que delicia.
    Hoje por aqui esta um dia de inverno.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana,
    O pão ficou fantástico!!!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  8. Que delícia de pão! Com cogumelos, chouriço e farinheira é bem do que meu agrado :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. É um dos meus pratos preferidos, simples mas delicioso :D

    Beijinhos e tem um bom resto de dia :D

    ResponderEliminar
  10. Oi Joana, sabe que eu também adoro dias de praia, acho que o sol traz uma energia muito boa para nossos dias, também espero que as previsões estejam erradas, vamos torcer !!
    Minha querida, esse pão está lindo, adorei a apresentação e esse recheio sem dúvida é delicioso!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Adoro este petisco, a minha mana faz lindamente com queijo e fiambre!!!
    Kiss

    ResponderEliminar
  12. Por aqui está muito vento, chuva e frio, cinzento mesmo.
    Adoro pão recheado. Este está mesmo convidativo :)

    ResponderEliminar
  13. Ora bem, aqui sol há mas está um frio ... e nada melhor que a tua sugestão para rematar este tempo anormal!
    Que maravilha!
    Beijinho!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  14. Gosto tanto! Esta receita não conhecia, Joana! Faço um com maionese, queijos e chouriços, uma bomba calórica, também! ;)

    ResponderEliminar
  15. Que bela sugestão para nos fazer esquecer este tempo tão feio!!!
    Esse pãozinho está de brandar os céus...aiai só me apetece meter a colher...nham nham. :D

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  16. Um pãozinho assim recheado se vê muito gostoso,

    Uma ótima sugestão sem dúvida, pra nós que do lado de cá estamos já sentindo bastante frio,

    Meus cumprimentos pelo blog tão gostoso,

    Prazer em conhecer,

    Renata Boechat
    www.eternosprazeres.com

    ResponderEliminar
  17. Querida Joana,

    Que pãozinho maravilhoso, uma delicia irresistivel, um dia tenho de fazer pois já vi várias vezes estes pães assim pela net e fico sempre desejosa... :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. É um petisco mesmo apetitoso e muito vistoso!

    ResponderEliminar
  19. Ai meu deus que aspecto delicioso....que bom! Quero esse pão todo só para mim :D
    Ai não, vai-me fazer mal! lol

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  20. Oi Joana, que pão lindo! E bem recheadinho assim deve ter ficado delicioso!
    Bjssss e obrigada pela sua visita ao Vivendo! :)
    www.viveraprendendo.com

    ResponderEliminar
  21. ja comi mas nunca fiz nao sei porqué o teu ele esta 5* adorei por aqui ainda faz frio e chove adeus primavera bjs

    ResponderEliminar
  22. Ai que delicia! Fiquei a babar. Já levo comigo a receita para fazer em breve.

    Bjs

    ResponderEliminar
  23. sabia que eu acho super simples e chique esse prato...sou fa....=D

    Beijinhos

    http://virandocomida.blogspot.com

    ResponderEliminar
  24. Que maravilha! Ficou tão bonito :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  25. Olá Joana! Eu adoro estes pães recheados!!
    São um petisco delicioso para servir entre amigos e família.
    Por entre conversas vai-se saboreando e comendo e querendo mais.
    É mesmo viciante. Fiz um há uns dias e todos adoraram, faz sempre sucesso.
    E é delicioso. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Ai que apetite me deu agora :)... E já me servia!!!
    Está óptimo mesmo!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Cá por casa faz-se algumas vezes e adoramos! O teu ficou com um aspecto óptimo! Que delicia!

    ResponderEliminar
  28. Se tu levas esse paozinho, eu faço os piqueniques, as caminhadas todas que tu quiseres!!
    Nunca experimentei de fazer nenhum, mas fico com a receita apontada qd estiver de ferias! Porque aqui nao encontro esse paozinho!
    Se fizer, vamos piquenicar???
    Um beijinho grande como tu!

    ResponderEliminar
  29. Ai que tentação!Adoro este pão recheado! Isto cá em casa não durava tempo nenhum!
    Liiindo!
    Beijinho

    Sílvia Martins
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  30. Isto é mesmo irresistivel!
    E o brilharete que faz nos jantares, belo aspecto. :D

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Já tenho feito várias variantes do pão recheado. Adoro todas, mas esta , para mim é mesmo uma novidade que tenho que experimentar urgentemente.......
    Bjkas

    ResponderEliminar
  32. Olá Joana! O pão com cabeça tem algum nome específico, como o pão alentejano, o pão de segunda...? Tenho sempre dificuldade em encontrar o pão certo para fazer pão recheado, e nem sei que nome lhe dar. Simplesmente procuro um pão alto, mas nem sempre se encontra.

    Obrigada!

    Beijinho,
    Olivia

    http://omundopelaboca.blogspot.de/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olivia :) Eu normalmente não reparo no nome do pão, só no formato, mas normalmente o pães alentejanos e os de Mafra tem uma cabeça. Eu comprei este no supermercado Continente.

      Beijinhos,
      Joana

      Eliminar
  33. Adoro este petisco!
    Faço imensas vezes.

    http://obolinhodesabado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar