Risotto de Cogumelos

O tempo voa, já passaram 16 dias de 2016, Já começaram a colocar em prática as vossas resoluções para 2016? ou pelo menos já começaram a pensar como é que vão atingir os vossos objetivos?

É muito importante que os nossos desejos e projetos não passem de meras vontades, para alcançarmos aquilo que ambicionamos e desejamos, é necessário além da motivação intrínseca que nos faz avançar, disciplina, e nem sempre estamos preparados para nos disciplinarmos. Sem dúvida que é muito mais fácil exigirmos disciplina a quem nos rodeia, do que nos sacrificarmos em prol dos nossos projetos. Quando ambicionamos algo o nosso coração e motivação tem de estar a 100% naquilo que queremos. Não deixemos que o nosso maior obstáculo sejamos nós, com a preguiça, a rotina e a resignação. Que os nossos obstáculos possam ser exteriores, pois esses produzem em nós vontade de vencer, e de os ultrapassar, pois desafiam-nos.
Precisamos de domínio próprio (disciplina) só assim é possível que a motivação que produz em nós o desejo de avançar passe de um desejo para uma realidade que se concretiza.




Hoje o frio faz-se sentir, e nada como uma refeição reconfortante e bem quentinha. Este risotto foi uma experiência que posso adjetivar de bem sucedida. Ficou super cremoso e com um sabor marcante.


Ingredientes

1 cháv. de arroz castanho integral bio
3 chávena de água
1 caldo de legumes biológico
1 cebola pequena picada
300gr de cogumelos
4 alhos picados
1 colh.sopa de tamarim bio
creme de arroz para culinária Dream Rice bio (substituto das natas)
Azeite q.b.
Pimenta preta q.b.
alho em pó q.b.
Sal marinho Marnoto by Necton q.b.


Preparação

1. Arroz: Para o arroz, caso tenha disponibilidade deixe de molho na véspera com uma colher de vinagre para retirar os antinutrientes dos grãos. Caso não tenha disponibilidade, lave muito bem antes de o cozinhar. Refogue o azeite com 2 alhos e a cebola, durante uns 5 min. em lume médio para não queimar, seguidamente coloque a arroz bem escorrido e refogue-o uns 2 minutos. Acrescente a água previamente aquecida juntamente com o caldo de legumes e mexa a até o caldo dissolver. Deixe cozinhar até o arroz ficar no ponto, caso seja necessário acrescente mais água. 

2. Cogumelos: Refogue os restantes dois alhos com um fio de azeite durante uns 3 a 4 min. sem deixar queimar, e depois corte os cogumelos grosseiramente e acrescente ao refogado, tempere com sal e pimenta, deixe cozinhar até a água que os cogumelos libertam evapore. Acrescente o molho tamarim, envolva bem e deixe mais 2 min. Finalmente acrescente o creme culinário de arroz, envolva os cogumelos e deixe mais 2min.

3. Acrescente a mistura dos cogumelos ao arroz cozido e leve ao lume durante mais uns 5 a 7 min., retoque os temperos e acrescente o alho em pó. Mexa o risotto até desligar o lume.




4 comments

  1. Parece-me tão bem este risoto :)
    um jantar tão reconfortante depois de um dia cheio!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Humm... um risotto com tão bom aspecto. Deve ser delicioso. Obrigada pela partilha!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & sabores da Vida

    ResponderEliminar
  3. Risotto é um dos pratos que mais cozinho e dos meus preferidos, mas só o faço com arroz canaroli ou arborio, para ficar com a consistência perfeita. Nunca tinha visto arroz castanho, comprei recentemente um arroz vermelho que é delicioso - mas não é apropriado para fazer risottos, claro! - e também encontrei á venda arroz preto que há-de ser a minha próxima aquisição!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miranda,

      Agradeço o seu comentário :) em relação ao arroz comprei-o num supermercado biológico, e é delicioso! Como evito a ingestão de farinhas brancas, opto por opções integrais que é o caso deste arroz castanho. Mas em tempo já fiz com arroz arborio e também ficava delicioso, a minha alteração deve-se por uma preferência alimentar que a curto e longo prazo se tornam mais saudáveis para o organismo digerir e assimilar.
      Espero voltar a vê-la pelo blogue :)

      Beijinhos,
      Joana

      Eliminar