Uma espécie de Ferrero Rocher Saudável




Em épocas festivas, é quase impossível não abusar nos doces, mas se podermos fazer doces que não contenham ingredientes nocivos ao nosso corpo ainda melhor. O equilíbrio está em sabermos escolher os ingredientes que contenham as chamadas calorias funcionais, pois assim garantimos que quando são assimiladas pela corrente sanguínea vão desempenhar uma função a nosso favor. O que significa que é possível satisfazermos a nossa gulodice sem nos prejudicarmos.

Nem sempre é fácil encontrarmos esse equilíbrio, mas como o passar do tempo e interesse/empenho sobre o assunto é possível chegarmos ao objetivo pretendido - o equilíbrio. E se pensarmos bem, a vida é mesmo isso, saber viver em equilíbrio com tudo o que nos rodeia, pois caso contrário, sentimo-nos sem rumo e infelizes.

Para esta Páscoa resolvi experimentar esta receita que já andava a "namorar" numa aplicação (Health Synergy) que tenho no telemóvel. Fiz umas ligeiras alterações, mas o resultado final é bem guloso e viciantes, e o melhor é que só tem ingredientes/calorias funcionais. Sim, podem comer sem culpa, não têm açúcar refinado, nem gorduras prejudiciais. Como é óbvio tudo tem de ter um equilíbrio, por isso, apesar de ser um doce funcional não deve ser comido diáriamente, mas sim em épocas festivas ou quando temos necessidade de um doce. Tudo em demasia é prejudicial. 

Apesar de só ter conseguido publicar hoje, pois esta semana foi uma correria e o tempo que sobrava era para descansar, ainda vão a tempo de fazer estes deliciosos bombons para colocar amanhã na vossa mesa de Páscoa.




Ingredientes

1 chávena de farinha de avelã torrada (torrar as avelãs antes de fazer a farinha)
1/3 chávena de cacau em pó Iswari SuperFoods Portugal (sem açúcar) 
3 + 2 colheres de sopa de geleia de arroz
2 colheres sopa de linhaça em pó
2 colheres sopa de leite de aveia
2 colheres de sopa de óleo de côco derretido ( caso seja necessário coloque mais uma colher)
1/2 colher de café de baunilha em pó
100gr tablete de chocolate Vivani 92% de cacau com açúcar de côco (podem utilizar outra marca, desde que tenha mínimo de cacau 70% e de preferência sem açúcar refinado)
15 avelãs torradas inteiras
3 colheres sopa de avelãs torradas trituradas em pedaços pequenos (mas sem transformar em farinha, para poderem ser trincados)



Preparação

1- Colocar numa taça média a farinha de avelã, o cacau, as 3 colheres de sopa de geleia de arroz, a linhaça em pó, o leite de aveia, o óleo de côco e a baunilha em pó. Misturar muito bem com uma colher, caso a massa esteja seca, misture a terceira colher de óleo de côco, mas só se a massa não estiver maleável. Em seguida coloque a taça no frigorífico durante 1h, para a massa ficar firme.

2- Passado uma hora retire a taça, e unte as mãos e um pirex/prato com óleo de côco, retire pedaços de massa e faça bolinhas, e coloque num pirex untado. Faça este procedimento até não ter mais massa. Caso seja necessário a meio, se começar a ficar com as mãos muito pegajosas e já não estiver a conseguir fazer as bolinhas corretamente, lave as mãos e volte a untá-las com óleo de côco e reinicie o processo. Coloque por mais uns 15 min, no frio, pois como a massa esteve em contato com as nossas mãos que libertam calor, fica mais molinha.

3. Enquanto aguarda os 15min. derreta em banho maria a tablete de chocolate. Depois de derretida acrescente 2 colheres de sopa de geleia de arroz e as 3 colheres de sopa de avelã torrada triturada em pedaços. Retire do banho maria e deixe arrefecer um pouco (2 a 3 min), não deixe solidificar.

4. Quando a calda de chocolate arrefecer retire as bolinha de massa do frio, em cada uma empurre uma avelã inteira para o centro, e com os dedos molde de forma a tapar o buraquinho feito. Passe as bolinhas pela calda. Pode mergulhá-las na calda e tirá-las com uma colher ou colocar a bolinha numa colher, e dentro do recipiente onde tem calda, com outra colher verter calda para cima da bolinha. Depois ou coloca-as no pirex à mesma ou em formas de papel e leva-as ao frigorífico para solidificar e ficarem firmes. Pelo menos uma meia hora, ideal 1h.






2 comments

  1. Que aspecto agradável. Mais saudável melhor ainda :)
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Bom dia!
    De facto, o equilíbrio entre o saudável e guloso é às vezes complicado, mas estes ferrero rocher ficaram bem tentadores e, acredito, nada menos deliciosos que os originais!
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar