Bifes de peru com limão e sementes de canhâmo com puré de beterraba e queijo feta

Nas últimas semanas tem-se falado muito pela blogosfera sobre alimentação saudável e os considerados super alimentos. Tema que me despertou bastante interesse, e sobre o tema tenho aprendido imenso com o blogue Clavel's Cook, com a página de facebook Dias com a Mafalda e tenho feito imensas pesquisas. A minha mamã linda como sabia que andava a pesquisar sobre este tema, resolveu oferecer-me um livro que foi editado recentemente que aborda o tema da alimentação saudável e o seus poderes curativos e ainda trás receitas simplesmente deliciosas, o livro é Prazer de Comer, Prazer de Viver, do chef Nuno Queiroz Ribeiro formado pela escola de culinária  Le Cordon Bleu. Estou "in love" pelo livro! 
Com este livro tenho conhecido e experimentado os chamados super alimentos no meu dia-a-dia. Como por exemplo: a clorela, spirulina, raíz de maca, sementes de canhâmo, entre outros. Podem encontrar estes produtos em ervanárias ou na famosa cadeia de produtos naturais Celeiro.
Nesta receita utilizei as sementes de canhâmo, que segundo o que está escrito no livro atuam contra a fadiga, doenças cardiovasculares e colesterol e fortalecem o sistema nervoso central. São deliciosas, pois tem um sabor a frutos secos (como amêndoas, nozes) e ainda fazem bem à saúde! O livro também dá outras sugestões de como utilizar estas sementes: em farinha, saladas, batidos, etc.
Quanto ao puré é tudo de bom, é delicioso, aquele sabor da beterraba tão característico nem se nota, e o toque adocicado que a melosa ou vinho Porto dão é extremamente cativante, quanto às propriedades da beterraba o blogue Clavel´s Cook fez um post fantástico onde explica tudinho de uma forma muito simples e sem complicações podem ler aqui.
Obrigada aos blogues que me têm ensinado a compreender melhor os alimentos e aos poucos e poucos alterar alguns maus hábitos :)



Ingredientes:

2 bifes de perú
1 colher de sobremesa bem cheia de sementes de canhâmo
Tempero Espiga de limão desidratado e salsa q.b.
pimenta preta moída na hora
sal marinho Marnoto by Necton
4 alhos esmagados
azeite biológico q.b.
1 folha de louro

Puré de beterraba (receita adaptada do Livro Prazer de Comer, Prazer de Viver)

3 beterrabas cozidas
2 alhos picados
1 cebola pequena picadinha
1/2 ramo de coentros
150ml de melosa ( a receita dizia vinho Porto ou da Madeira, mas não tinha e ficou excelente na mesma)
100gr de queijo feta
50gr de requeijão 



Preparação:

1. Cozer as 3 beterrabas, até ficarem bem tenrinhas. Depois de cozidas escorrê-las e colocar no copo do liquificador.

2. Para os bifes temperá-los uma meia hora antes, com um fio de azeite, sal, pimenta e o limão desidratado com a salsa. Depois numa frigideira anti aderente, colocar azeite, louro e os alhos esmagados, deixar em lume baixo o azeite ganhar o paladar dos alhos e depois colocar os bifes. Depois de colocar os bifes, colocar por cima dos bifes as sementes de canhâmo. Deixar fritar em lume médio. 

3. Depois de cozinhados os bifes, retirar e reservá-los (para não arrefecerem costumo colocar um tacho com água a ferver, mas depois de ferver baixar para lume brando, e depois coloque um prato sobre o tacho com os bifes e tapo-os com uma tampa). Retirar da frigideira a folhade louro, acrescentar um pouco mais de azeite (agora estamos a preparar o refogado do puré) e colocar a cebola e os alhos picados. Cozinhar em lume médio até a cebola e alho estarem macios, depois acrescentar os coentros e a melosa, e deixar que 70 % do liquido evapore.

4. Depois verter este molho para a liquificadora, depois acrescentar o queijo feta e requeijão e triturar tudo até ficar com a textura de puré, retocar os temperos se necessário, e depois voltar a triturar só para envolver.

5. Depois servir estas duas maravilhas :)





12 comments

  1. nunca usei sementes de canhamo mas como adoro sementes tenho a certeza que ia gostar.
    O bifes ficaram com muito bom aspecto
    bj

    ResponderEliminar
  2. Ficou tudo com ótimo aspeto! Ainda não experimentei as sementes de cânhamo, tenho que tratar disso!

    ResponderEliminar
  3. O aspecto ficou excelente. As sementes de cânhamo não conheço mas fiquei curiosa!

    ResponderEliminar
  4. Que refeição deliciosa Joana, adoro bifes de peru, e o acompanhamento ficou perfeito. o purê de beterraba está com uma cor encantadora. Adorei. Beijinhos, ótimo domingo

    ResponderEliminar
  5. muito bom aspecto, e que cor linda, não conhecia estas sementes mas tenho que procurar.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. super original este teu prato e com umas cores vibrantes!

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito da sugestão do puré de beterraba. Também já olhei para as sementes de canhâmo mas, ainda não foi desta que comprei.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  8. Que combinação magnífica e esse puré tem uma cor e textura dos céus!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. adoro carne de peru os teus bifinhos ficarao uma delicia assim como esse puré de beterava bjs bs

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde!

    Vim fazer-lhe uma visita e adorei tudo o que vi. Sugestões de excelente qualidade e um blog muito bem concebido. Os meus parabéns! Já fiquei sua seguidora. ;)
    Aguardo a sua visita no meu cantinho de Receitas de Sedução. ;)

    Beijinhos,

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana!
    Nunca usei sementes de canhamo, mas a tua refeição é muito sugestiva e apelativa! Adorei a cor desse teu puré de beterraba que deve ser delicioso!
    beijinhos

    ResponderEliminar