Bolachas de Canela e Gengibre (vegan)

O Natal está aí mesmo à porta, e já se preparam ementas e presentes. No nosso último workshop o tema foi sobre esse assunto, no qual sugerimos algumas receitas doces para a mesa da consoada e para ofertas de Natal, sem açúcares refinados e sem ingredientes de origem animal. 
Cada vez mais existe a consciência que o açúcar é um veneno, mas nesta altura do ano é difícil de fugir a um doce típico da época, por isso o ideal é equilibrarmos a mesa da consoada com uns doces mais funcionais e não tão nocisos. 

Uma das sugestões que prepusemos de presentes de Natal e também para ter na mesa da consoada e serem acompanhas com o chá quentinho, foram esta bolachas de Canela e Gengibre. São super aromáticas e crocantes.




Ingredientes

100 gr de óleo de côco frio
1 chávena de café de leite vegetal (cheia) 
1 pitada de sal marinho 
2 colheres de sopa de canela (pode colocar só uma,consoante o gosto) 
1 colher de chá de gengibre em pó (escolha um de boa qualidade)
85 gr de açúcar de côco 
2 colheres de sopa de geleia de arroz 
350 gr farinha de espelta integral 
1 colher de chá de bicarbonato de sódio 



1. Aqueça o leite com a canela. Coloque o óleo de côco numa taça de bater bolos,e depois verta o leite quente sobre, mexa  para o óleo derreter. Depois acrescente o açúcar e a geleia, volte a mexer. 

2. Seguidamente a farinha (se preferir adicione em duas vezes, para ser mais fácil de mexer) e o bicarbonato de sódio e mexa novamente até a massa começar a descolar. A massa fica pronta quando não ficar pegajosa ao toque e a descolar das paredes da taça , caso seja necessário acrescente um pouco mais de farinha. Faça uma bola e coloque a massa dentro de um saco de congelação. 

3.Depois leve ao frigorífico durante 15 minutos. (não deixe muito mais se não fica demasiado rija e tem que esperar novamente que amoleça).

4. Após esse tempo, numa bancada devidamente enfarinhada (ou se preferir para não sujar tanto, em cima de uma folha de papel vegetal) faça bolinhas com a massa e com o rolo alise somente o suficiente para poder utilizar os cortadores de bolachas, a massa não deve ficar muito fina. 

5.Leve a forno aquecido a 180ºC durante 10 minutos. (não deixe muito mais tempo, pois as bolachas após saírem do forno ainda cozem “sozinhas”, e depois ficam demasiado rijas). 



4 comments

  1. Ficaram super fofinhas. Óptimas para um presente de Natal. ;)
    Beijinho!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  2. Boa sugestão, vou experimentar.
    Beijinho
    Paula

    ResponderEliminar