Um novo recomeço acompanhado de uma Moqueca de Tofu


Depois de uns dias de blogue interdito, para poderem ser feitas as mudanças que veem, volto cheia de vontade e energia para esta nova fase do blogue.  Mas antes de dar início a esta nova fase, deixo-vos um pequeno texto a relatar estas alterações.

Um novo recomeço:

Criei o blogue há cerca de três anos devido à minha paixão pela culinária. Desde que criei o blogue a minha visão pelos alimentos tem vindo a mudar radicalmente. Devido a esse facto, há cerca de um ano e meio o blogue estagnou. Durante esse ano e meio, muitas experiências e alterações alimentares fiz, acrescentei, retirei e alterei na minha dieta muitos alimentos, e em simultâneo a minha forma de ver a alimentação gradualmente foi sendo modificada. Por esse motivo, as publicações deixaram de existir, pois estava à procura de um novo rumo e enquanto não o definisse não fazia sentido continuar, pois já não me identificava com o tipo de conteúdo do blogue.

Algumas das grandes alterações feitas foram reduzir a ingestão de alimentos de origem animal (não os retirámos na totalidade, mas a sua ingestão decresceu bastante), evitar comer alimentos com açúcar refinado e gorduras sem qualquer sentido para o nosso organismo, e a origem e tipo de cultivo/produção dos alimentos que compro. Sempre que posso, opto por produtos biológicos, e tenho a grande vantagem de morar bem pertinho de uma mercearia biológica, que tem uns produtos lindos e super frescos, como diversas marcas de alimentos exclusivamente biológicos.

Atualmente, aqui por casa tentamos ao máximo ter uma dieta em que tudo o que ingerimos desempenhe uma função para o correto funcionamento do nosso organismo. Optamos por calorias funcionais e não ocas de benefícios.

Estaria a mentir se dissesse que por vezes não faço um disparate alimentar, mas também reconheço que os faço com muito menos frequência, pois a consciência pela importância de uma saudável alimentação e a importância da prática de desporto está agora mais presente do que no passado. Por isso essa consciência, faz com que este novo rumo alimentar seja um estilo de vida e não uma obrigatoriedade (escravidão).

Por isso, no blogue a partir de hoje, dia 1 de junho de 2015, irão encontrar receitas mais funcionais e saudáveis. Ressalvo que  poderei publicar, mas com menos frequência, uma ou outra receita mais "marota/matreira" a nível de ingredientes, pois como já referi ainda tenho aqueles desejos por alguns alimentos mais pecaminosos. (mas com muito menos frequência!!!)
Aqui vou partilhar a minha aventura na descoberta de uma cozinha saudável mas igualmente saborosa e apetitosa.

As receitas que foram publicadas até agora irão manter-se no blogue, pois fizeram parte deste meu crescimento, fazem parte da história que me trouxe até aqui.

E para iniciar esta "nova era", escolhi uma Moqueca de Tofu, deliciosa, do livro "Cozinha Vegetariana- Para quem quer Poupar" da autora Gabriela Oliveira.

Esta Moqueca é tudo de bom...




Ingredientes
(Livro Cozinha Vegetariana-Para quem quer poupar!)

Moqueca
250gr de tofu biológico 
1 cenoura
1 curgete pequena
2 tomates maduros grandes
1 cebola
2 alhos
Azeite q.b.
sumo de 1/2 limão pequeno
1 colher de sopa de pimentão doce
1 colher de sopa de coentros em pó
1 colher de sobremesa de cominhos
1 + 1/2 pacote creme de côco para culinária Alpro
1/2 pimento vermeho à tiras
1 malagueta seca pequena (opcional)
sal marinho Marnoto by Necton

Salada (opcional)
Tomate 
courgete lascada
pimento amarelo 
rebentos de alho biológicos (extremamente viciantes e deliciosos)
fio de azeite 
flôr de sal Marnoto by Necton




Preparação

1. Cortar o tofu em cubinho pequenos, a cenoura em rodelas finas, e a curgete com casca em meias luas (mas não muito finas, se não desfazem-se). Cortar o tomate aos pedacinhos, reservar tudo separadamente.

2. Picar as cebolas e os alhos e colocar numa wok e refogar em lume brande até as cebolas ficarem translúcidas. Depois juntar o tomate e deixar cozinha 2 a 3 minutos, e em seguida acrescentar a cenoura e deixar saltear até ficar macia.

3. Acrescentar o tofu e a curgete e temperar com o sumo e limão, o sal marinho e as especiarias e mexe-se tudo muito bem.

4. Acrescentar o creme de culinária de côco, as tiras de pimento, a malagueta cortada ao meio para libertar as sementinhas, Deixar cozinhar cerca de 10 min. com a wok tapada. Passados os 10 min, verificar os temperos e se necessário retocar e deixar mais 5 min, para o sabor "abrir", mas só se retocar os temperos, porque caso contrário ao fim dos cerca de 10min deverá estar pronto a servir.



10 comments

  1. identifico-me com as tuas palavras também eu passei por esse processo, mas foi gradual, nunca cheguei a estagnar no blog - simplesmente passei de receitas mais normais para as receitas mais alternativas.
    Acima de tudo temos de nos manter fiéis a nós próprios, e o blog, como reflexo das nossas cozinhas, não pode ter outras receitas que não essas, as que ocupam o nosso dia-a-dia.
    E que belo recomeço ;) Estás a (re)começar mais que bem!
    Um beijinho
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa, obrigada pelas tuas palavras :) A paragem fez parte de todo este processo, pois o cansaço e falta de tempo aliados ao que escrevi não ajudaram.

      Um beijinhos grande e boas receitas :)
      Joana

      Eliminar
  2. Cada vez mais percebemos que existe uma maior consciencialização sobre a comida que colocamos na nossa mesa. Acho muito bem, se não cuidarmos de nós, quem cuidará? :)
    Adorei a tua sugestão, simplesmente deliciosa.
    Beijinhos*
    Ana Filipa Costa - Petiscana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, o que ingerimos transforma-nos naquilo que somos, por isso devemos ter cuidado com o tipo de alimentos que colocamos no nosso prato :)

      Um beijinho grande,
      Joana

      Eliminar
  3. Tem um aspecto delicioso e bem apelativo, cheio de cor como eu gosto!
    Bem-vinda de volta! E o blog está muito giro ;)

    ResponderEliminar
  4. Está com um aspecto maravilho esta moqueca :)
    O blogue está muito giro!
    É bom mudar os hábitos para melhor!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava deliciosa Joana :)
      Obrigada pela tua visita!

      Um grande beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Muitos parabéns pelo novo visual e pela nova decisão.
    Continuação de boas experiências gastronómicas, bjs

    ResponderEliminar