Hummus e Guacamole

Recente comprei o livro "Natural - O grande livro da Cozinha Vegetariana", da blogger Joana Alves (Le Passe Vite). Um livro fabuloso, que é muito mais que um livro de receitas vegetarianas, pois ensina-nos a interpretar a composição dos alimentos, os seus benefícios, as necessidades do nosso organismo relativas aos diversos alimentos, e dicas fundamentais de como os cozinhar. Além da completa explicação de como tirarmos o máximo partido dos nutrientes e vitaminas dos alimentos, ainda tem conselhos e dicas de como organizarmos a nossa despensa, para estarmos repletos de alimentos saudáveis, e que só possibilitarão cozinhados de comida saudável mas simultâneamente saborosa e colorida. Porque acima de tudo este livro é sobre um estilo de vida alimentar repleta de benefícios para o nosso organismo. Por isso considero este livro um ponto de partida para um novo mundo de sabores, cheio de alimentos que nos proporcionam bem estar físico e mental.

Estou rendida ao livro, e considero-o atualmente o meu "Pantagruel", pois diariamente recorro ao livro, ou para ver uma receita, ou para tirar uma dúvida nutricional, ou ainda para ver a forma de cozinhar algum alimento.
Aconselho vivamente a compra deste livro, pois como já referi, não é só um livro de cozinha vegetariana é um guia da boa cozinha saudável.



Quem disse que só há petiscos não saudáveis, enganou-se completamente e a prova disso são estes dois dips que retirei do livro Natural.

Ingredientes Hummus
(pág.140)

400gr de grão de bico cozido
1 alho grande
3 colh.sopa de Tahine bio
3 colh.sopa de azeite
Sumo de 1/2 limão
1/2 colh. de chá de cominhos
Sal marinho q.b.
Pimenta preta moída na hora
água q.b.
Paprika q.b.
Sementes de sésamo q.b.

Preparação

1. No processado de alimentos colocar o tahine e o sumo de limão e misturar até ficar um creme suave.

2. Acrescentar o alho picado, os cominhos e o azeite e voltar a misturar até que o alho fique bem triturado. Depois acrescentar o grão e temperar com o sal e a pimenta.

3. Depois de tudo triturado e envolvido acrescente um pouco de água para ficar mais macio e não tão consistente.

4. Coloque num taça e sirva com paprika, sementes de sésamo e um fio de azeite por cima.



Ingredientes "Guacamole Trapalhão"
(pág. 144)

3 abacates maduros mas firmes
1 dente alho
1/2 cebola roxa
Sumo de 1/2 limão
1 mão-cheia de coentros frescos
Pimenta moída na hora
Sal marinho q.b.

Preparação

1. Picar muito bem a cebola e o alho.

2. Cortar os abacates ao meio, com uma colher tirar a polpa, colocar numa taça e regar com o sumo de limão e esmagar.

3. Juntar a cebola, o alho picados ao abacate e voltar a esmagar com o garfo. Depois acrescentar os coentros picados grosseiramente, o sal e a pimenta, envolver novamente.


Dois petiscos que podem ser feito para um convívio entre amigos ou simplesmente porque chegamos a casa e nos apetece petiscar sentados no sofá a ver uma série ou um filme.. No livro existem mais uns quantos petiscos saudáveis e super deliciosos! Só calorias boas, ou seja funcionais, pois vão contribuir para o correto funcionamento do nosso organismo. Petiscamos??


3 comments

  1. Que bueno, se ve muy rico y espesito.Bsss y buenas noches.

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso de hummus :)
    Ficou com óptimo aspecto o teu!
    É tão bom encontramos livros com os quais nos identificamos!
    Um beijinho

    ResponderEliminar