Pastéis de Batata Doce no forno

Hoje deixo-vos outra sugestão para fazerem para a mesa de doces no Natal. É uma sugestão mais saudável, pois além de não serem fritos também não levam açúcar refinado, são adoçados com geleia de arroz.
Outra vantagem é que os achei super fáceis de fazer, sendo o massa super rápida de trabalhar. Esta receita também tive a oportunidade de aprender no workshop de Doces e sobremesas de Natal desenvolvido pela MacroBioEco.




Ingredientes
(11 a 12 pastéis)

Massa
1 chávena de farinha espelta integral
1 chávena de farinha de arroz
1/4 chávena de azeite (baixa acidez)
1/2 chávena de água
pitada sal marinho

Recheio
4 batatas doces médias Pé de Salsa
3  a 4 colh,sopa de geleia de arroz (quantidade consoante os gosto de cada um)
raspas de um limão pequeno
canela a gosto
1 pitada de sal


Preparação

1. Para o recheio cozer a batata doce com uma pitada de sal. Depois de cozidas reduzi-las a puré, e juntar as raspas de limão, a canela e geleia de arroz e misturar bem, provar, e se necessário retocar até o sabor ficar ao gosto de cada. Deixar arrefecer e reservar.

2. Para a massa, numa taça funda, misturar as farinhas e o sal. Depois fazer uma cova no meio e deitar os líquidos, mexer rapidamente com as mãos até formar uma bola que se despegue da taça. Guardar envolvido em papel aderente ou num saco de plástico de congelação no frigorífico durante uns 5 a 10min.

3. Depois colocar uma folha de papel vegetal na bancada da cozinha, e retirar pequenas porções de massa, afim de fazer bolinhas e depois com o rolo esticar bem a massa (não pode ficar muito grossa) de forma a fazer círculos.

4. No meio de cada circulo colocar uma porção do recheio e fechar os pastéis de forma a ficarem meias luas. Para fechar os pastéis poderá com os dentes do garfo pressionar o local onde as duas extremidades da massa se juntam.

5. Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal, e colocar os pastéis no tabuleiro e levar a forno pré aquecido a 180ºC durante 15 a 20 min.  Depois pincelar com geleia de arroz os pastéis e levá-los ao forno mais 5 min. para caramelizar.






3 comments