Bolo de Natal com Abóbora e Especiarias

Apesar do blogue andar super parado, por falta de tempo e porque brevemente irão existir algumas alterações que assim que possível vos contarei, continuamos ativos numa base praticamente diária nas plataformas do Instagram e Facebook. Se ainda não nos seguem nestas plataformas, aproveitem para o fazer, e ficar a par de todas as novidades e receitas que vamos por lá publicando.

Para quebrar o silêncio do blogue resolvi publicar uma receita, que fizemos no último workshop de Natal, um bolo de abóbora e especiarias, sem glúten, sem açúcar refinado e sem lacticinios mas com muito sabor e super fofo e húmido.

Uma excelente opção para terem na vossa mesa de Natal,  pois de certo vos vai saber pela vida com uma bela chávena de chá quente.




Ingredientes

110gr de farinha de amêndoa
40gr de garinha de aveia integral
100gr de açúcar de côco
1 colher de café de gengibre em pó (pode colocar mais se desejar)
1 colher de sobremesa de canela (pode colocar mais se desejar)
Pitada de nós moscada
1/2 colher de chá bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento
4 ovos
200gr de puré de abóbora (abóbora assada e depois triturada)
60gr de noz
60gr de arandos


Preparação

1. Coloque numa taça a farinha de amêndoa, a farinha de aveia, o açúcar de côco, as especiarias, o bicarbonato e o fermento, e envolva tudo.

2. Numa taça à parte bata os ovos com uma vara de arames e depois junte o puré de abóbora e misture bem.

3. Adicione a mistura dos ovos à taça dos ingredientes secos e envolva tudo muito bem. Por fim adicione os arandos e as nozes.

4. Verta a massa do bolo para uma forma devidamente untada e forrada com papel vegetal e leve a forno pré aquecido a 180ºC durante uns 40 a 45 minutos, ou até o bolo ficar cozido. Se for necessário, quando passarem os 30 minutos coloque sobre o bolo papel alumínio para não ficar demasiado escuro por cima e continuar a cozer o interior.








0 comments