Bolo de chocolate em mousse com mirtilos e um novo projeto!

Finalmente cedi a uma vontade que já existia há algum tempo, criar um blogue! O meu marido várias vezes insistia comigo, se é algo que gostas de fazer, porque não o compartilhas com mais gente? Mas o receio do fracasso e por vezes a falta de tempo, faziam com que adiasse este dia. Hoje finalmente, tive um impulso e aqui estou eu a lançar o meu blogue de culinária, a minha grande tentação! Adoro comida, desde doces a salgados e desde da salada à feijoada hehe isto tudo para dizer que comida é a minha perdição! Adoro os belos pratos tradicionais, mas também adoro  no dia à dia inventar novas receitas, mas admito que tenho um grande defeito, por vezes, esqueço-me de apontar os ingredientes e as quantidades. O meu marido está sempre a dizer: "...esta não te esqueças de apontar!", e eu digo sempre: "Sim, sim aponto assim que acabar de comer." , mas no final acabo por me esquecer. Mas com a criação deste blogue, prometo que não me vou esquecer com tanta frequência!
Como até agora não tirava fotografias aos pratos confecionados, o meu portfólio de imagens é reduzido, mas apesar disso acho fundamental as receitas serem acompanhadas da fotografia, por isso a receita que vos trago hoje, não é de minha autoria, mas sim adaptada, de uma receita do blogue Suvelle Cuisine, e a receita original está neste link http://suvellecouisine.blogspot.pt/2012/11/delicia-negra-de-mirtilos-e-as.html . Fiz este bolo para um jantar de amigos, e ficou divinal, adoro este tipo de bolos de chocolate em mousse, são uma perdição.
Espero poder fazer as delicias dos que vão passando por aqui, e aprender com os vários blogues de culinária que tenho vindo a seguir.




Ingredientes:

150gr de manteiga sem sal
200gr de açucar
50gr de farinha
200gr de chocolate em tablete (eu utilizei com 70% de cacau)
6 ovos


Preparação:

Ligar o forno a 180ºC.
Misturar o açúcar com as gemas, durante cerca de 5 min. até ficar uma mistura esbranquiçada e volumosa. 
Derreter a manteiga com o chocolate partido aos bocados em banho maria (eu utilizei o microondas, e em 2 min. ficou derretido) e ir mexendo com uma vara de arames, até ficar uma mistura homogénea. Deixar arrefecer um pouco e misturar a mistura do chocolate à mistura do açúcar. Seguidamente mistura-se a farinha, sem bater, utilizar novamente a vara de arames.
Bate-se as claras em castelo (coloquei um pitadinha de sal antes de bater as claras), e envolve-se delicadamente no preparado do chocolate.
No final poderá colocar ou não mirtilos ou framboesas, envolvendo-os suavemente no preparado.
Verter o preparado para uma forma de abrir, pois este bolo não pode ser virado (!!!), e levar ao forno durante 15 min.
Abrir a forma somente depois do bolo arrefecer. Poderá decorar com açúcar em pó e com alguns mirtilos ou framboesas.






2 comments

  1. Tenho a sorte de poder provar estas tentações!!! :D:D

    ResponderEliminar
  2. Ora então muito prazer :D
    Fiquei muitíssimo contente com as tuas palavras e ainda mais por teres iniciado o teu projeto com uma receita partilhada por mim.
    Os teus receios em relação a manter este tipo de blog são normais, também eu as tive. Mas verás com o tempo que isto vai começar a fazer parte de ti e vais ansiar fazer publicações.
    Um grande beijinho e continua :)

    ResponderEliminar