Quiche de bacalhau

O cheiro a Natal já anda no ar, e os preparativos inerentes para a época também, principalmente nas escolas. Desde do inicio desta semana que já comecei com os meus alunos os trabalhos manuais para o Natal, e com estes preparativos vem as inevitáveis perguntas: 
- "Professora o Pai Natal existe, não existe?"
- "Oh professora o Pedro diz que não, mas eu já o vi uma vez à noite, quanto ele pensava que eu estava a dormir e foi colocar as prendas na árvore."
Posto isto, não sou capaz de desfazer este sonho infantil que existe à volta do Pai Natal. Enfim, tem sido uma semana atarefada, mas muito engraçada.
E como o prometido é devido, hoje apontei os ingredientes e quantidades que utilizei neste prato.
Hoje não sabia muito bem o que havia de fazer para o jantar, tinha duas postas de bacalhau cozido que tinham sobrado de outra refeição e queria aproveitá-las para não se estragarem, então abri o frigorífico e vejo na prateleira de cima uma embalagem de  massa folhada (normalmente faço as quiches com massa quebrada), e não hesitei, decide que iria aproveitar o bacalhau numa quiche.


Ingredientes:

1 embalagem de massa folhada refrigerada
2 postas de bacalhau cozidas
1 cebola
1 alho
2 batatas pequenas
1 curgete
1 cenoura
3 ovos
1/2 copo de leite
azeite, sal e pimenta q.b.






Preparação:

Cortar a cebola e alho aos pedaçinhos e colocar na frigideira com o azeite. Deixar refogar até a cebola estar mole. Enquanto a cebola está a refogar, descascar as batatas, e cortá-las às rodelas finas, descascar a curgete e cortá-la às meias luas, descascar e ralar a cenoura e por fim desfiar o bacalhau.
Colocar em primeiro lugar na frigideira, as batatas e misturar no refogado, deixar refogar as batatas 3 a 4 min., depois adicionar a corgete, a cenoura  e temperar com a pimenta e o sal e deixar cozinhar mais 5 min. antes de misturar o bacalhau. Por fim misturar o bacalhau e deixar cozinhar em lume brando e se possível tapado durante uns 10 a 15 min.
Ligar o forno a 180ºC, desenrolar a massa folhada e colocá-la na tarteira de cerâmica ou numa tarteira de fundo amovível, picar a massa com um garfo e levar a forno durante 5min. Depois tirar do forno e quando o preparado do bacalhau estiver pronto colocá-lo na tarteira.
Com uma vara de arames bater os três ovos e depois misturar meio copo de leite (optei pelo leite em vez das natas para ficar uma refeição menos calórica, mas se preferirem podem colocar antes natas). Verter os ovos batidos por cima do preparado que já está na tarteira.
Levar ao forno durante 30 a 35 min. A meio do tempo de cozedura, mudei a opção do forno para emitir calor só na parte de baixo, pois a massa folhada estava a ficar brozeadinha.
Podem acompanhar a quiche com uma salada.




0 comments