Doce de Tomate e preparativos para as prendas de Natal!

Este ano resolvi dar presentes "made by me", penso que a situação económica em que atualmente estamos, faz-nos analisar o que nos rodeia com outros olhos e deixar aquele espírito consumista abusivo do Natal. Continuo a adorar o Natal, é uma época que me deixa com um brilhozinho nos olhos, as ruas com enfeites, as lojas, os centros comerciais e as famosas musicas natalícias deixam-me bem disposta e nostálgica.Tenho andado a fazer um esforço enorme para não começar as decorações natalícias cá em casa (visto que a provocação exterior já é muita),  mas acho que não vai passar deste fim de semana :), já resisti tempo suficiente! 

Hoje dei inicio aos preparativos para as prendas de Natal caseiras, comecei pela confeção do doce de tomate (um dos meus favoritos) e para mim doce de tomate é simples, sem mais nada a acrescentar.
Durante a sua confeção ficou um cheiro maravilhoso pela casa, um cheiro envolvente e aconchegante que me despertou uma vontade enorme de poder estar a uma lareira com uma mantinha a ler um belo livro ou a assistir a uma boa série ( sim, porque sou fã de séries).
O doce tomate para atingir o ponto necessário é um doce moroso, mas que vale cada minuto de espera, porque só de o imaginar barrado numas bolhachinhas, ou tostas, ou pão, ou com requeijão, etc...todo o tempo de espera se converte numa busca imaginativa de como comer o doce de mil e uma formas.
Por isso, hoje deixo-vos aqui a receita para este doce, sem grandes complicações mas com um sabor incomparável.
(P.S: Atualmente a qualidade das fotos não é a melhor, isto porque a nossa máquina fotográfica avariou e tenho tirado as fotos com o telémovel, e como só tem 5 megapixels ficam com pouca qualidade.)




Ingredientes:

1,7 kg de tomate (já depois de pelado e ter retirado algumas sementes)
1,2 kg de açúcar ( 700gr a 800gr de açúcar por cada 1kg de tomate, a quantidade varia mediante a vossa gulodice)
2 paus de canela
1 ou 2 casquinhas de limão (há quem goste com um ligeiro aroma a limão, por isso deixo à vossa descrição)


Preparação:

Para pelar o tomate, ferva água e depois coloque o tomate lá dentro e passados uns 3 min. está pronto a pelar, a pele sai maravilhosamente. Depois corte-os aos pedaços para uma panela, eu fui tirando algumas sementes, mas fica ao gosto de cada um, com ou sem sementes. Em seguida colocar o açúcar, os paus de canela e a casquinha de limão, colocar a panela em lume brando e mexer de vez enquanto.
Quando o doce começar a borbulhar (ferver), reduzir o lume para o mínimo, e ir mexendo com mais frequência para não pegar. O doce está pronto quando atinge o ponto estrada,  o que significa que ao colocar um pouco de doce num prato e ao separá-lo com uma colher (fazendo uma estrada entre o doce)o doce não se junta logo. O meu doce demorou cerca de 2h/2.30h a ficar no ponto. Atenção que este doce é um pouco maroto, isto porque depois de frio fica mais espesso, por isso tenham atenção a esse pormenor.
Depois de colocar o doce (ainda quente) nos frascos, coloco a tampa e viro-os ao contrário para criar vácuo natural e durarem mais tempo. Vi este truque em vários blogues de culinária. Os frascos que uso são reutilizados, por isso tenho de esterilizá-los antes de os usar.
Esta quantidade de tomate rendeu 4 frascos cheios e mais meio frasco.



1 comments