Pato com rúcula e nozes com molho branco fresco de ervas aromáticas

Os dias aqui pelo Algarve têm estado abrasadores, muito calor e consequentemente super abafado. Eu gosto de sol, mas as temperaturas muito elevadas deixam-me muito molenga e um pouco indisposta, por isso por prefiro as temperaturas mais amenas.
Com este clima já começa a apetecer refeições menos condimentadas e mais fresca, por isso resolvi acompanhar o pato de uma forma diferente. Mas se não gostarem de pato, ou não tiverem em casa, sempre podem utilizar frango.
Neste prato temos ingredientes que são bastante benéficos para a saúde, como por exemplo a rúcula que é rica em vitaminas do complexo B e nas K, A e E. As vitaminas A e E tem excelentes propriedades antioxidantes. Também é rica em ferro e ácido fólico (excelente para quem está grávida) e diindolilmetano, um fitonutriente com propriedades antivirais.





Ingredientes:

1/2 pato caseiro
1 cebola
4 dentes de alho
rúcula q.b.
rabanetes q.b.
nozes. q.b.
tomate cherry q.b.
maçã a gosto
sal marinho Marnoto by Necton

Para o molho fresco de ervas aromáticas 
(receita retirada do Livro Nutribalance)

1/2 pepino pequeno
1 iogurte grego natural
1 colher de sopa de cebolinho fresco
1 colher de sopa de coentros frescos
1 colher de sopa de oregãos (utilizei seco)
1 dente de alho ( eu coloquei dois porque eram pequenos)
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de azeite biológico
1 iogurte natural magro
flor de sal by necton
pimenta moída na altura






Preparação:

1. Primeiro cozemos o pato na panela de pressão. Colocamos o pato na panela com água, cebola, os alhos  o sal. Assim que começar a fazer o barulho tipico da panela de pressão baixar o lume para médio e deixar 40  a 45 min. (como é caseiro para ficar tenro tem que estar este tempo todo).

2. Depois de cozinhado o pato deixar arrefecer, desfiar e reservar.

3. Colocar numa travessa ou prato a rúcula, em seguida o pato desfiado e distribuir os restantes ingredientes como achar mais conveniente.

4. Para o molho, retirar do pepino as sementes do meio e cortar aos bocadinhos e reservar. Em seguida colocar asas ervas aromáticas com os alhos numa picadora. Depois adicionar ao iogurte.

5. Depois das ervas aromáticas envolvidas no iogurte acrescentar o pepino, o azeite, o vinagre, a flor de sal e a pimenta envolver tudo, se necessário retocar temperos.



Este molho fica divinal misturado com o pato e os restantes ingredientes, é uma refeição muito aromática e fresca. Este molho é muito versátil, e pode ser utilizado em vários tipos de saladas.








6 comments

  1. Uma salada absolutamente magnífica, com pato que adoro e com vegetais fabulosos e esse molho que só pode ser divino!!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta sugestão! está fantástica a salada e esse molho deve ser uma delicia!
    bjs e bfs

    ResponderEliminar
  3. Olá, bom dia!
    De facto com estes dias mais quentes as saladas e refeições mais frescas ganham terreno. Esta parece uma sugestão deliciosa e cheia de coisas boas!
    Bjs e bom domingo!

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Gostei muito da sugestão, e da apresentação. Parabéns.
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  5. Que belíssima apresentação!!! Gostei :)
    beijinhos

    ResponderEliminar