Salteado de espinafres e cogumelos shiitake com grão crocante de especiarias e arroz integral

A correria caraterística dos inícios de ano letivo, já começou, por esse motivo esta ultima semana não consegui publicar nenhuma receita.
Para quem me segue no instagram esta sugestão já a fiz pelo menos à duas semanas, mas ainda não tinha tido a oportunidade de a publicar aqui no blogue.
Esta sugestão é super saciante e reconfortante, ideal para aqueles dias em que necessitamos de um conforto interior que só é colmatado com um bom prato de comida.
Na cozinha temos o poder de fazer os mais variados antídotos para curar os desânimos do dia-a-dia e a ousadia de criar as mais diversas formas para celebrar a vida e mimar a quem amamos. Sem dúvida que a cozinha é um autêntico laboratório das mais diversificadas experiências da vida.





Ingredientes

400gr de grão cozido
1 colher de sobremesa de paprika
1 colher de chá de paprika picante
1 colher de café de cominhos
tomilho bio Pé de Salsa q.b.
fio de azeite bio
1 pitada de sal marinho Marnoto by Necton

300/400gr de espinafre bio Pé de Salsa
200gr de cogumelos shiitake bio
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de sopa de molho de soja bio
3 alhos picados bio
1 fio de azeite bio

1 chávena de arroz integral basmati bio (deixar a demolhar de um dia para o outro)
3 chávena de água
1 caldo de legumes bio
1 cebola pequena picada
fio de azeite
1 pitada de sal marinho Marnoto by Necton

Molho Agridoce (OPCIONAL, mas dá um delicioso contraste neste prato)



Preparação

1. Pré aquecer o forno a 180ºC. Colocar papel vegetal no tabuleiro do forno e espalhar o grão, temperar com as especiarias referidas, o azeite e o sal e envolver tudo muito bem. (eu utilizo as mãos que é o mais prático). Depois levar ao forno durante uns 20 a 30 min. ou até o grão estar dourada e crocante.

2. Para o arroz (depois de demolhado, escorrer muito bem), fazer um refogado com a cebola picada e o azeite, deixar refogar durante uns 5 min, para a cebola libertar os seu aroma. Juntar o arroz ao refogado e saltear o arroz durante mais 5 min (ir mexendo durante o tempo para não pegar).

3. Depois juntar 3 copos de água fervente ao arro, acrescentar o caldo de legumes bio, mexer até ficar dissolvido e deixar cozinhar durante uns 20 a 30 min ou até o arroz estar cozinhado.

4. O salteado de espinafres e cogumelos deve ser feito +\- 10 min. antes de se servir. Refogar os alhos no azeite durante uns 5 min. Depois acrescentar os cogumelos e deixar cozinhar até começarem a perder o volume e a ficarem macios, depois acrescentar os espinafres, o sumo de limão e o molho de soja bio, deixar cozinhar em lume forte mais uns minutinhos até os espinafres muchar e o liquido estar mais evaporado, não totalmente.

5. No final junte os cozinhados e salpique com o molho agridoce, e por fim sente-se a usufruir desta mistura de sabores deliciosa e aconchegante.

1 comments

  1. Que sugestão deliciosa!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar